Capacitação para o mercado de trabalho: Formação profissional com ênfase no mercado financeiro

Projeto de capacitação profissional gratuito para jovens afrodescendentes, apoiando-os no acesso a empregos e carreiras de sucesso.

 

A estrutura e o conteúdo do curso foram validados com empresas de diferentes setores e instituições financeiras, para garantir seu alinhamento às demandas do mercado. O piloto da iniciativa teve o apoio financeiro da JPMorgan Chase Foundation.

Os participantes deveriam ter entre 18 e 30 anos e o ensino médio completo ou estar cursando o primeiro ano do ensino superior ou técnico.

Com 225 horas de duração, o curso focou o desenvolvimento de competências socio emocionais, como ética, sustentabilidade e comportamento no ambiente corporativo. Além disso, competências técnicas relacionadas ao setor financeiro são desenvolvidas por meio de conteúdos como macroeconomia, matemática financeira e sistema financeiro nacional, ministradas com o apoio do Infi-Febraban. Por meio de uma parceria com a Anbima, ao final do curso os alunos prestarão gratuitamente a prova para certificação profissional CPA-10, que atesta a atuação na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

1702 inscritos 

180 aprovados

225

horas de capacitação

+60

bolsas de estudos concedidas pela Faculdade Zumbi dos Palmares 

+ de 80

jovens empregados nas maiores empresas do país

Ao longo do curso, foram realizadas visitas a mais de dez grandes empresas e palestras com diversos executivos, que são referências em suas áreas de atuação, entre eles: José Berenguer, presidente do JPMorgan, Sergio Rial, presidente do Santander, e Paulo Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil.

Após um intenso trabalho de capacitação dos 180 jovens selecionados, a maioria oriunda das periferias da cidade de São Paulo, atualmente, mais de 130 forma empregados nas maiores empresas do país.